O Chesp

O Centro dos Hemofílicos do Estado de São Paulo – CHESP é uma associação beneficente a serviço da saúde, criada e dirigida, desde 1.966, por pais e amigos de hemofílicos. Sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública federal, estadual e municipal, consta na lista das 400 maiores entidades beneficentes do Brasil (Fundação Kanitz).

O princípio básico da instituição é a luta pela implantação de uma política de saúde que atenda aos interesses específicos da comunidade hemofílica, enfatizando: controle de qualidade e quantidade de sangue e hemoderivados; rigoroso controle pela vigilância sanitária; formação de recursos humanos e tecnológicos no setor; proteger os direitos humanos e manter a dignidade destes pacientes.

O Centro dos Hemofílicos presta cerca de 300 atendimentos por mês em pacientes, originarios da capital, do interior e de varios estados do país.

O CHESP teve como sua primeira presidente a Sra. Olga Schattam, mãe de hemofílico e como Diretor Médico o Dr. Eurico Coelho.Neste periodo, tinha como objetivo: localizar, agrupar e orientar hemofílicos. Inicialmente não possuía sede e funcionava no endereço residencial da Presidente.

Durante 29 anos de sua existência passou por diversas sedes até a compra da primeira sede propria localizada a Rua Sud Menucci, 183, em 1977,durante a gestão de Dona Neusa Furlan com verba arrecadada através de promoções como: bazares, bingos, chás, etc.
Com as constantes mudanças, os objetivos do Centro dos Hemofílicos aumentavam e a capacidade de atendimento também foi ampliada.

Em 1983 durante a importante gestão de Dona Vitalina J. B. Dias da Silva, a Prefeitura do Município de São Paulo doa ao Centro dos Hemofílicos um imóvel maior, situado à Rua Capitão Macedo, 470, onde novamente, por intermédio de promoções diversas e doações, foram feitas adaptações, e transformações estruturais. A sede da Rua Sud Menucci foi vendida e com a verba arrecadada foram feitas várias melhorias no atual imóvel, um novo pavimento,o que mudou definitivamente o perfil do trabalho desenvolvido pela instituição.

Atualmente o CHESP é reconhecido de Utilidade Pública em todas as esferas da administração:

Utilidade Pública Federal(Lei nº 86.871 de 25/01/82);

Utilidade Pública Estadual (Lei nº 323 de 18/07/74);

Utilidade Pública Municipal (Lei nº 8.596 de 30/12/69).

Também declarada instituição sem fins lucrativos (Certificado de Fins Filantrópicos nº 86.871). Filiado à Federação Mundial de Hemofilia e membro da Comissão Técnico-Científica da Secretaria do Estado da Saúde do Governo de São Paulo.

A clientela é caracterizada basicamente por pessoas portadoras de hemofilia (quase exclusivamente do sexo masculino), pacientes com Doença de von Willebrant e eventualmente portadores de outras coagulopatias.

 

Missão

Temos por missão, buscar a melhoria do atendimento clinico social do portador de Hemofilia e da Doença de v. Willebrand, procurando soluções para diminuir as graves conseqüências da deficiência, valorizando o indivíduo e conseqüentemente facilitando sua inserção na sociedade

Visão

Lutar para garantir ao portador de hemofilia e Doença de von Willebrand, o acesso ao tratamento global com medicamento de qualidade e em quantidade suficiente.
Valores

 

Para cumprir sua missão e alcançar seus propósitos, a filosofia de trabalho do CHESP se baseia em crenças fundamentais que refletem valores humanos essenciais, como: respeito, compromisso, seriedade, integridade, relações éticas, desempenho, solidariedade, trabalho em equipe, coragem e determinação.