2º Congresso

2º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HEMOFILIA

Foi realizado em São Paulo, entre os dias 15 e 17 de novembro de 2001 no Hotel Maksould Plaza o 2º Congresso da FBH, com o tema “Perspectivas para o Século XXI”. Este evento contou com o apoio e a presença de todos os segmentos envolvidos na área e o reconhecimento das duas sociedades científicas Colégio Brasileiro de Hematologia e Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia; contou também com a presença do Dr. Gonzalo Vecina Neto – ANVISA, Dra.Beatriz Macdowell Soares (GGSH-ANVISA) e do vice presidente médico da World Federation of Hemofilia WFH, Dr. Paul Giangrande, que veio ao Brasil acompanhado por Karine Frisou (Canadá), responsável pelos programas para America Latina da WFH e pelo Dr. Alessandro Gringeri, especialista da Universidade de Milão- Itália



Gostaríamos de destacar também o importante papel do comitê técnico-científico, do comitê executivo e da secretaria executiva, equipes que trabalharam incansavelmente visando proporcionar aos participantes o acesso aos avanços científicos da área.
Entre os temas abordados, destacamos:

Política Nacional de Sangue e Hemoderivados: O papel do Estado.
Padrão de Qualidade dos Concentrados: Busca da Segurança.
Novos desafios: Variantes de CJD.
Perspectivas da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados:

Fracionamento Plasmático no Exterior;

Plantas Nacionais de Fracionamento Plasmático;

O Controle de Qualidade da Matéria Prima;

Visão do Técnico.

Perspectiva da Indústria Farmacêutica.
Dose Domiciliar de Urgência: viabilização da DDU.
DDU – Visão do Usuário.
DDU – Aplicação Prática.
DDU – Equipe Multiprofissional.
Odontologia (Buscando Soluções).
Tratamento Ortopédico.
Fisioterapia e Reabilitação.
HIV – Situação atual.
HCV – Hepatite C e Tratamento.
Estudos Clínicos: Enfoque Atual.
Terapia Gênica.
Doença de von Willebrand: Diagnóstico e Tratamento.
Tratamento dos Inibidores.
Introdução da Profilaxia.
Painel do Tratamento no Brasil (Diferenças Regionais).
Terapia de Reposição: Em Bolus x Infusão Continua.
Avanços no Tratamento e Perspectivas para o Século XXI.

Este importante evento, focado na Hemofilia, conseguiu reunir cerca de 250 congressistas, comprometidos e interessados em participar e discutir com profundidade os temas propostos. Ressaltamos também, o significativo numero de jovens especialista que sensibilizados pela causa, vêm trabalhando com seriedade nas mais diversas regiões do País; e mais, a participação relevante de reconhecidos mestres, expoentes da geração anterior que conviveram com os difíceis momentos e ajudaram a escrever a história da hemofilia no Brasil.

A contribuição científica deste competente elenco de profissionais associada ao incentivo do Ministério da Saúde, da ANVISA, da Sociedade Científica, das Associações Estaduais de Hemofilia e o apoio da Indústria Farmacêutica, representaram um fator determinante no sucesso deste Congresso.